o coral do céu ganhou mais um anjo

impostometro on line

Filosofia Do Gato

Nesse nosso pais tudo que vem em prol da massa sofre preconceito tanto do lado pobre quanto do lado da elite..Infelizmente vivendo em um pais que ser padeiro virou sinônimo de queimar rosca e Silvio Santos vende sonhos sem ter nunca possuído uma padaria

Paulo Cesar Januaria - in Gato Vadio

Sifudeu otário, mexe com o gordinho kkk

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Saiba as orientações para doar sangue no Brasil

Coleta pode ser feita por pessoas entre 18 e 65 anos, com boa saúde.
Exames anteriores verificam doenças venéreas e características do doador.

Do G1, em São Paulo
imprimir

O ato de doar sangue, celebrado nesta terça-feira (14) pelo Dia Mundial da Doação de Sangue, é simples, não afeta a saúde e é destacado pelo Ministério da Saúde como fundamental para pacientes que precisem passar por transfusão. Abaixo, o G1 lista algumas orientações para os interessados.

Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Para mulheres, não é possível doar durante a gravidez e até três meses depois do último parto ou aborto.

O doador não pode ter qualquer tipo de hepatite ou sífilis, não pode ser epilético e não pode ter contraído malária ou estado em região com a doença nos últimos seis meses. Caso tenha tomado vacina contra rubéola, o interessado não poderá doar sangue durante duas semanas. O período é de um mês para pessoas que tenham recebido as vacinas contra o sarampo ou a BGC (contra a tuberculose).

Para fazer a coleta, o doador não pode ter tomado bebida alcoólica nas 24 horas anteriores e precisa ter dormido pelo menos seis horas. Usuários de drogas também não doar sangue, segundo o Ministério da Saúde.

Doenças sexualmente transmissíveis como Aids, hepatite, sífilis são detectadas em exames antes da doação. Doença de Chagas e informações sobre o tipo de sangue como fator Rh, grupo sanguíneo e formas raras de hemoglobina (anemias) também são descobertas por triagem.
Pessoas formam 'gota' de sangue na Suíça, para celebrar o Dia Mundial. (Foto: Salvatore Di Nolfi / AP Photo)Pessoas formam 'gota' de sangue na Suíça, para celebrar o Dia Mundial. (Foto: Salvatore Di Nolfi / AP Photo)

Minutos antes da doação, um profissional de saúde mede a pressão arterial do doador e avalia se a pessoa está apta a coletar sangue. O procedimento dura até 10 minutos e é feito com agulhas descartáveis – que eliminam a chance de contrair vírus como o da Aids ou de doenças infecciosas. São retirados, no máximo, 450 ml de sangue. O corpo inteiro possui 5 litros.

O Ministério da Saúde disponibiliza uma lista de hemocentros no Brasil (clique aqui para ver). Outras informações sobre doação de sangue podem ser conferidas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Miauuuuu!!!